O gesso é conhecido há mais de 9000 anos.
É produzido através de um processo de esmagamento e calcinação do "gypsum" (rocha sedimentaria), transformado em pó branco que misturado com água endurece rapidamente.
Existem muitas variedades de gesso, cada uma adaptada a uma função de determinado trabalho: ceramista, fundidor, decorador, dentista, etc.
O gesso é um material que seca em pouco tempo, adquirindo sua forma definitiva em 8 a 12 minutos, é usado também para fundir molduras, na modelagem e fixação de placas para forro.
O gesso não é só bonito e barato, mas peças confeccionadas com este material apresentam bom isolamento térmico e acústico além de manter equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas, devido à sua facilidade em absorver água.
O critério para utilização de um tipo de gesso é dependente de seu uso e, como consequência das propriedades físicas que esta aplicação em particular irá exigir.
O gesso na construção civil e decoração, além de garantir isolamento acústico e térmico, mantém equilibrada a umidade do ar em áreas fechadas (principalmente naquelas onde há sistemas de condicionamento de ar).
Uma das principais utilizações do gesso é a área de decoraração. Leve e de fácil modelagem, o gesso é muito resistente, não inflamável e possui rigidez adequada para vários tipos de revestimentos.